sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Perguntas do Debate Científico

Primeiramente queremos agradecer a todos que cooperaram para que esse passo se concretizasse, estamos andando rumo a uma conscientização científica, e talvez possamos ser a base para alguns que no futuro serão os novos cientistas.

Dando continuidade aos objetivos traçados segue abaixo as perguntas coletadas na palestra com suas respostas. Aproveitem para acumular maior conhecimento lendo o material que graças a participação dos alunos foi altamente enriquecido.

As perguntas análogas serão agrupadas antes de ser dada a resposta. As palavras colocadas entre colchetes são termos ausentes nas perguntas que foram colocadas nos textos para melhor entendimento.


1 - Somente o ser humano pode ser o causador do Aquecimento Global? Não há como alguns animais estarem sendo causadores junto com o [ser humano]?

O Aquecimento Global só é culpa dos homens ou também os animais e plantas são culpados?

Se considerarmos a participação do ser humano como a produção de gases responsáveis por grande parte do aquecimento global realmente não é possível haver a participação de nenhuma outra espécie de animais. No Brasil 75% das emissões do principal gás causador do efeito estufa são provocadas pelas derrubadas de árvores (Fonte: Agência Brasil 02/07/07) e isso é culpa apenas do ser humano {nunca vi Onça pitada ou Tucano derrubando árvores}. Apesar de que segundo um amigo meu os ursos derrubam árvores, mas certamente não foram eles que derrubaram 85% da nossa Mata Atlântica.
Agora sobre a participação das plantas é necessário lembrar que os vegetais em sua fotossíntese absorvem o CO2 produzida pelos animais, e é o CO2 o principal gás responsável pelo aquecimento global.
O grande problema está na produção demasiada de gases que não seguem um ciclo natural. Tanto que segundo uma pesquisa os vegetais podem reduzir a liberação de água para resfriamento da atmosfera caso exista uma concentração acima do normal de CO2 no ar, isso poderia ser considerado uma ação das plantas a favor do aquecimento, mas isso ainda ocorre por causa do erro humano de liberação de CO2. O estudo calcula que somente 16% do aquecimento se devem a não liberação de água pelos vegetais, o restante é atribuído ao efeito estufa.

2 - Se desse para drenar os gases poluentes para [fora de nossa atmosfera] poderia melhorar a situação do planeta?

É possível conter o Aquecimento Global?

O ser humano pode fazer alguma coisa para ajudar na questão do aquecimento global? Ou não tem jeito?


Com certeza as previsões para o futuro seriam menos catastróficas caso existisse essa possibilidade, mas alguns dos efeitos da degradação já causada não poderiam ser revertidos. Migrações em massa de pessoas, problemas na agricultura, epidemias e desastres ambientais seriam problemas que não nos afetariam conforme as previsões científicas, porém a desertificação de alguns lugares e o derretimento das geleiras são problemas já irremediáveis. Não esqueça que o efeito estufa é uma ação natural, o ser humano apenas piorou.
Mas caso queiramos conter podemos evitar algumas causas que chamamos de antropogênicas, ou seja, causas relativas a ação humana, mas vários efeitos não podem ser mais revertidos. Existem pequenas ações que podem ser feita pela sociedade para amenizar o problema, como por exemplo:

"Diminuir o uso de combustíveis fósseis, aumentar o uso de biocombustíveis e etanol, regulagem constante dos automóveis para evitar queima de combustível de forma desregulada, uso obrigatório de catalisador em escapamento de automóveis, instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes em indústrias, ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis, evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, investimento e maior uso de transporte coletivo, incentivar o sistema de coleta seletiva de lixo e a reciclagem, recuperação do gás metano nos aterros sanitários, usar o máximo de iluminação natural, não praticar desmatamente e queimadas de matas e florestas, entre outras soluções."

3 - Não tem como transformar a água em humidade do ar?

O que a humidade do ar tem [a ver] com o aquecimento?

Infelizmente essa transformação não é algo possível de forma científica, já que a humidade do ar, vista como relativa, pode ser considerada uma capacidade que o ar possui e que o permite reter vapor de água. Já foi mais que exposto que muitos dos problemas ambientais atuais ocorrem por causa da atividade humana quebrando o círculo natural, caso tentassemos uma mudança dessa magnitude certamente provocaríamos outros problemas que somentes em laboratórios científicos poderíamos descrever os efeitos.
Podemos dizer que o aquecimento global é responsável pela maioria das alterações climáticas atuais, principalmente as mudanças bruscas. Mas mesmo assim não podemos afirmar que a baixa humidade é consequencia do Aquecimento Global, porém uma das causadoras do Aquecimento é um forte responsável da baixa humidade, ou seja, as queimadas. Observem que vários problemas tão comentados na mídia são causadores de mais catástrofes do que pensamos.

4 - Se os cientistas [tivessem previsto] isso a 50 anos o mundo estaria melhor? Ele estaria somente ativado, mas ele (o mundo) estaria mais adaptado?

Realmente se os cientistas tivessem previsto esses problemas a 50 anos atrás poderíamos dizer que a situação estaria melhor, mas somente se a comunidade internacional (me refiro aos países na representação de seus líderes) resolvessem não colocar a corrida capitalista acima do bem estar da humanidade.
Mesmo com todas as evidências, de acordo com análises de diversos centros de pesquisas a nação dos Estados Unidos não se disponibilizaram a mudar seus hábitos, preferem continuar no patamar de país mais poluente do mundo.
Não podemos esquecer que a 50 anos atrás o mundo havia acabado de sair da segunda guerra mundial, com isso a visão dos governantes era para reconstrução de suas economias. Certamente se um cientista inventasse de dizer que não poderíamos enganjar em uma revolução industrial não seria ouvido, mesmo que fosse pelo bem do mundo.

5 - O Aquecimento Global só atinge os ser humando, e os animais também? Porque?

Na verdade eu diria que o Aquecimento Global atinge mais diretamente os animais, pois o ser humano desde épocas remotas demonstra sua facilidade de adaptação. Se em um futuro próximo cidades litorâneas começarem a desaparecer certamente poderemos reconstruir nossas vidas nos afastando das margens, porém alguns animais tem um habitat natural que tem sido degradado pelo homem gerando o Aquecimento Global e essa causa tem dificultado a vida de milhares de outras espécies (desnecessário citar que os mais afetados são os animais de regiões frias). Ainda existe o fato que o aquecimento da água por causa das elevadas temperaturas geram uma migração daquilo que pode ser a alimentação de algumas especies de animais, provocando a morte desses.


6 - O que é "comerência" no meio ambiente?

Não compreendi bem essa pergunta porém se a palavra destacada se refere a coerência eu diria que coerência no meio ambiente seria uma atitude que fizesse algum sentindo. Um exemplo de algo que não é coerente seria as pessoas reclamarem dos ratos mas muitas delas são as mesmas que jogam lixo na rua e mesmo nos rios (os ratos encontram seus alimentos nos lixos)

7 - O que é "Atafona"?

Se a palavra destacada na pergunta está correta, Atafona se trata de um moinho manual movido originalmente por cavalos. Atafona também é um local do Rio de Janeiro mas acredito que a pergunta não se referia a este lugar.

8 - Porque a Holanda brevemente não existira mais? Por causa do aquecimento?

Primeiramente devemos ressaltar que a Holanda é uma ilha em forma de Tulipa, ou seja, indo para o centro da ilha temos o que podemos chamar de "buraco". Caso o mar comece a subir a ilha vai ser preenchida por água. Uma das previsões do IPCC para o final do século XXI é que o mar suba até 88 cm e uma das regiões afetadas será certamente a Holanda que atualmente já procura soluções para o seu problema.

9 - O planeta está poluído por causa dessas invenções?

A questão não são as tecnologias, mas capitalismo consumista. Atualmente o lixo é um dos maiores problemas da sociedade mundial e muitos materiais não são recicláveis e demoram anos para se decompor na natureza. A corrida consumista também leva as fábricas a produzirem mais, com maior gasto de energia, maior consumo de matéria prima, fora a emissão de gases com o transporte. Basicamente a tecnologia nos leva a necessidade de energia elétrica, apesar do Brasil ter quase 100% do fornecimento de energia de fontes de energia limpa, esse é um problema relacionado ao Aquecimento Global. Essa análise nos leva a uma solução simples, existem algumas ações inevitáveis e outras que podemos cooperar, como podemos eliminar pilhas e baterias em locais de recolhimento desses materiais.

10 - O ar está poluído por causa dos carros e lixo?

A poluição do ar tem como maior contribuidor na emissão de CO2 os veículos, e essa participação tem crescido. De acordo com os dados de 2008 da International Energy Agency, a contribuição global de emissões com origem nos transportes cresceu de dezoito por cento na década de setenta para vinte e um por cento em 2005. Já a contribuição do lixo se deve a sua queima.
A produção de lixo costuma ser proporcional à riqueza e aos hábitos de uma população, mas há diferenças entre um país e outro. Certamente a população americana contribui muito mais nesse setor, bem como os chineses, porque a população é muito grande.


11 - Porque o homem não para de poluir?

Essa é uma pergunta onde a resposta é muito pessoal. Na minha opinião enquanto não for mais lucrativo evitar a poluição, continuará tudo da mesma forma. Porém, é importante lembrar que existem hábitos que não geram qualquer lucro e mesmo assim as pessoas fazem, como por exemplo um aluno que escreve seu nome em uma mesa, essa ação é uma algo que não gera nenhum lucro mas ainda assim acontece sem explicação alguma. As pessoas precisam entender sua parte na sociedade para que possamos acreditar em um planeta melhor.




Nenhum comentário: