domingo, 29 de agosto de 2010

Perguntas do Debate Científico

Ainda grato por todos que cooperaram para que esse debate fosse um sucesso, damos continuidade aos objetivos traçados. Segue abaixo mais algumas das perguntas coletadas na palestra com suas respostas. Aproveitem para acumular maior conhecimento lendo o material que graças a participação dos alunos foi altamente enriquecido.

As perguntas análogas serão agrupadas antes de ser dada a resposta, procure sua perguntas também nas postagens anteriores. As palavras colocadas entre colchetes são termos ausentes nas perguntas que foram colocadas nos textos para melhor entendimento.

1 – Falam que quando as calotas polares derreterem o mundo vai ficar azul e sem vida.

Na verdade sem vida não posso garantir pois existem os animais marinhos, porém posso afirmar que a vida humana será seriamente afetada. As previsões é que até 2.100 o nível de água suba até 1m e em outras pesquisas prevêem aumento de até 1,6 m nos próximos séculos, que mesmo parecendo pouco será um problema para alguns países que estão abaixo do nível do mar, como a Holanda. É importante saber que aproximadamente 60 milhões de pessoas vivem em área que fica a um metro acima do nível do mar, e este numero deve crescer para 130 milhões de pessoas até 2100. Partes de países como Bangladesh e as Maldivas iriam ficar completamente submersas.

2 – Ainda dá tempo de salvar o mundo das poluições?

Na verdade tempo de reverter os danos não temos mais, mas podemos minimizar os danos com pequenas atitudes individuais e podemos cobrar de nossas autoridades políticas em busca de um mundo melhor para o futuro.

3 – Se depender de nós será que o mundo estará vivo em 2014 para as olimpíadas?

O mundo sim, e pra essa data até mesmo as pessoas. Não posso afirmar que saberemos como estará o clima pra essa data. Algo que me conforta é saber que as previsões mais catastróficas são para daqui a 50 a 100 anos. Se já comprou o seu ingresso pras olimpíadas pode ficar tranqüilo, só não garanto frio no inverno e sol no verão.

4 – Se acontecer este fato o racismo vai acabar porque todo mundo vai ficar preto.

Eu não diria que todo mundo vai ficar preto, pois uma das calamidades que irão assolar são as enchentes, maremotos e tsunamis, nesses casos a coisa não vai ficar preta vai ficar azul. Importante lembrar em uma mudança radical no clima irá gerar câncer de pele muito antes de o corpo mudar a coloração.

5 – É possível que haja terremotos e tsunamis também aqui no Brasil como há nos EUA e em outros países?

Terremotos mesmo que ocorra não é possível que aconteça com mesma intensidade que em outros países como, por exemplo, Japão e EUA. Já os tsunamis e outras calamidades marinhas não somente é possível como já tem sido registrado alguns casos como no nordeste do Brasil, e as previsões não são das melhores, é possível que aconteça ondas de até 18m que equivale a um prédio de 6 andares.

6 - Por que o senhor, [Professor Edson], não vai dar palestras para as empresas poluentes?

Na verdade minha obrigação é conscientizar os alunos que serão os donos de empresas ou mesmo responsáveis pelas mesmas no futuro. O governo já faz seu trabalho junto a essas empresas e muitas organizações responsáveis pelo meio ambiente já se preocupam com esse papel. Temos que começar a pensar logo sobre esses assuntos e a educação ambiental e um trabalho de todos incluindo da escola.

7 - Em uma matéria que vi no Discovery, falaram que o sol (que é uma estrela) vai acabar se apagando. Isso é verdade?

Eu não poderia dizer que é mentira uma matéria feita por especialistas, até mesmo porque veicularam em um programa de tamanha credibilidade. Mas se isso lhe conforta, o sol só apagará daqui a bilhões de anos segundo fontes científicas.

8 - Se o petróleo acabar será uma vantagem para nós? Pois se acabar não haverá mais carros poluentes nem tantas empresas igualmente poluentes, e todo mundo vai andar de bicicleta! :D

Vantagem econômica não será, e vai ser desconfortável não existir mais veículos. Eu gosto de bicicleta mas imagina eu que moro em Campo Grande vir pedalando até o aqui no Colégio em Comendador Soares? A questão não é acabar o petróleo, mas na verdade encontrarmos fontes de energia limpa e tecnologias não poluentes, como exemplo o trem e o metrô. Muitos países estão preocupados com esses objetivos, outros infelizmente ainda buscam formas de extrair mais e mais petróleo mesmo que pra isso seja necessário passar por cima de qualquer organização mundial, gerando guerras.

9 - Acabando as sacolas plásticas e substituindo por sacolas de papel, não irá gastar mais papel e conseqüentemente não irá destruir mais árvores?

Com certeza a troca inicialmente nos dará essa idéia, porém é bom lembrarmos que embalagens de papel podem ser de material reciclado. O grande problema com as sacolas plásticas é que não é simples a reciclagem e o material plástico lançado na natureza leva muito tempo para se decompor gerando poluição. No município de São Paulo, os plásticos são o segundo elemento mais encontrado no lixo, correspondendo a 23% do peso total dos resíduos encaminhados para os aterros sanitários. Quando depositados em lixões a queima do plástico pode resultar em emanações tóxicas na atmosfera.

10 - Vi no Discovery que em Marte há super tempestades que duram muito tempo. Como poderemos ir para lá se tem essas tempestades destruitivas?

Realmente esse seria um problema sério para adaptação, porém mesmo que a raça humana chegue a Marte isso certamente vai demorar pois pra que possamos ir para esse planeta é necessário que seja formado atmosfera, e isso só pode acontecer quando derreter a água ainda congelada em marte. Lembre-se que o ser humano é o animal mais adaptável e acredito que mesmo com as calamidades que irão assolar a Terra faremos alguma coisa para nos adaptar assim como poderemos fazer em Marte.

11 - Se o calor aumenta o número de tentativas de reprodução irá diminuir, sendo assim irá ter menos pessoas no planeta?

Caso o calor diminua a reprodução humana com certeza haverá menos pessoas no planeta, porém não encontrei essa informação em fontes consistentes. Caso eu obtenha essa informação darei melhores detalhes pelo blog.

5 comentários:

Amanda XavieR disse...

Pow professor Edson, vim aqui para agradecer ao senhor por investir no conhecimento do nosso colégio sei qe muita gente nem ligou para esse debate e que "entrou pelo ouvido e saiu pelo outro" + Eu pelo - gosteii bastante e gostaria qe o senhor faça
outros debates como esse ... muito OBRIGADA por tudo qe o SENHOR está fazendo por nós...

ASS: Amanda Xavier turma:1002

Unknown disse...

Olá Amanda, obrigado primeiramente por vir prestigiar o Blog, mas quero que lembre que foi um sucesso porque vocês (alunos) participaram, então eu que agradeço.
Fico feliz por ter gostado e se quizer dar uma lida nas perguntas e respostas seria mais gratificante ainda se em algum momento registrar sua opinião sobre os assuntos tratados.
Não tenho ideia se esse ano ainda teremos condições de fazer um outro debate, mas tentaremos fazer algumas atividades cientificas no decorrer desse ano.
Um abraço e sempre que tiver algum assunto interessante aproveite pra dividir conosco que tento repassar para os outros alunos e assim todos saem ganhando (menos os desenteressados).
Um abração e T+

Anônimo disse...

Eu gostei muito deste debate e aprendi muitissímo. Parabéns professor Edson plo seu lindo trabalho.
Espero que no ano que vem o senhor novamente seja meu professor.
Abraços!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

koe professor é o seguinte surgiu uma grande duvida. Como surgiu a lua?
nao consegui em nenhum site q diga algum sobre se puder me ajudar agradeçoooo abçççççç

Unknown disse...

Prezado hackeadoooooooo kkkkkkkkkkkkkkkk ,

Cientificamente podemos dizer que a Lua era parte da Terra.

Atualmente a Lua tem se afastado da Terra, e por base no mesmo cálculo podemos afirmar que outrora ela fazia parte de nosso planeta.

Confira essa informação no link http://bit.ly/ifoIMi