segunda-feira, 4 de março de 2013

Conforme combinado com os alunos segue abaixo o números dos tópicos dos trabalhos de física com as perguntas necessárias para auxiliar na criação do material para apresentação. Segue o número do tema, objetivo do tema e perguntas a serem trabalhadas.

1º ano

1
Compreender o conhecimento científico como resultado de uma construção humana, inserido em um processo histórico e social.

Como começou o estudo da cosmologia e do movimento? Como era o mundo e a sociedade na época que começou o estudo da cosmologia e do movimento? Quais os avanços do do mundo e da sociedade pós o estudo da cosmologa e do movimento?

2
Reconhecer a importância da Física Aristotélica e a influência exercida sobre o pensamento ocidental, desde o seu surgimento até a publicação dos trabalhos de Isaac Newton.

Quem foi Aristóteles e quais as suas descobertas? Qual era o pensamento ocidental na época de Aristóteles? Como ficou o pensamento ocidental após Aristóteles? 

3
Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos.

Qual a importância do estudo da cosmologia? Quais alguns exemplos de fenômenos naturais que envolvem cosmologia? Qual os exemplos de alguns sistemas tecnológicos que envolvemos cosmologia?

4
Saber comparar as ideias do Universo geoestático de Aristóteles-Ptolomeu e heliostático de Copérnico-Galileu-Kepler.

Qual a relação entre as ideias de universo de Aristóteles e Ptolomeu? Qual as idéias de universo de Copérnico? Qual a relação entre as ideias de universo de Galileu e Kepler?

5
Conhecer as relações entre os movimentos da Terra, da Lua e do Sol para a descrição de fenômenos astronômicos (duração do dia/noite, estações do ano, fases da Lua, eclipses, marés etc.).

Quais os movimentos da terra e suas consequências? Quais as consequências do movimento da lua em relação a terra? Quais as consequências do movimento do sol em relação a terra? 

6
Reconhecer ordens de grandeza de medidas astronômicas.

Quais algumas das principais grandezas astronômicas? Qual algumas das principais medidas astronômicas? Qual a ordem de grandeza das medidas astronômicas? 

7
Compreender a Relatividade do movimento.

O que é relativadade do movimento? Qual a origem do estudo da relatividade do movimento? Quais as aplicações da relatividade do movimento?

8
Compreender fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos, identificando e relacionando as grandezas envolvidas.

Quais os tipos de grandezas físicas relacionadas com o movimento ? Quais algumas grandezas físicas envolvidas em fenômenos naturais relacionados ao movimento ? Quais algumas grandezas físicas envolvidas em sistemas tecnológicos relacionados ao movimento? 

9
Compreender os conceitos de velocidade e aceleração associados ao Movimento dos planetas.

Qual a definição de velocidade e aceleração? Quais são os planetas do sistema solar? Qual a diferença do movimento dos planetas em relação a terra?

Nenhum comentário: