segunda-feira, 4 de março de 2013

Conforme combinado com os alunos segue abaixo o números dos tópicos dos trabalhos de física com as perguntas necessárias para auxiliar na criação do material para apresentação. Segue o número do tema, objetivo do tema e perguntas a serem trabalhadas.


2º ano



1

Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.



Quais são algumas das máquinas térmicas? Como era o mundo e a sociedade antes da invenção das máquinas térmicas? Quais foram os benefícios para o mundo e pra sociedade com a invenção das máquinas térmicas?

2

Compreender que o surgimento das primeiras máquinas térmicas na Inglaterra no século XVIII, as máquinas a vapor, está diretamente relacionado com a Primeira Revolução Industrial.

Quais os principais cientistas que contribuíram para o surgimento das primeiras máquinas térmicas? Quais as questões sociais na inglaterra que contribuiram para a evolução das máquinas a vapor ? Quais foram os benefícios das máquinhas a vapor para o mundo e pra sociedade?

3
Compreender que o surgimento das máquinas térmicas provocou profundas mudanças na sociedade da época, seja nas relações entre patrões e empregados, seja revolucionando os transportes.

Quais os principais mudanças na sociedade da época provocada pelo surgimento das máquinas térmicas? Quais mudanças nas questões trabalhistas com o surgimento das máquinas térmicas? Quais foram os benefícios das máquinhas a vapor para o mundo e pra sociedade?

4

Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos.

O que é termologia? Quais alguns exemplos de fenômenos naturais que envolvem termologia? Qual os exemplos de alguns sistemas tecnológicos que envolvem termologia?


5
Compreender a diferença entre temperatura e calor a partir do modelo atomista da matéria.

Qual a definição de temperatura? Qual a definição de calor? Do que trata o modelo atomista da matéria?


6
Relacionar o modelo atomista da matéria com os conceitos de calor, temperatura e energia interna.

Qual a relação entre o modelo atomista da matéria e os conceitos de calor? Qual a relação entre o modelo atomista da matéria e os conceitos de temperatura? Qual a relação entre o modelo atomista da matéria e os conceitos de energia interna? 


7
Compreender fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos, identificando e relacionando as grandezas envolvidas.

Quais os tipos de grandezas físicas relacionadas com a termologia? Quais algumas grandezas físicas envolvidas em fenômenos naturais relacionados a termologia? Quais algumas grandezas físicas envolvidas em sistemas tecnológicos relacionados a termologia? 


8
Compreender os conceitos de trabalho e potência a partir de uma máquina térmica.

Qual a definição de trabalho e potência? Qual a aplicação de trabalho nas máquinas térmicas? Qual a aplicação de potência nas máquinas térmicas?

9
Compreender a relação entre variação de energia térmica e temperatura para avaliar mudanças na temperatura e/ou mudanças de estado da matéria, em fenômenos naturais ou processos tecnológicos.

Qual a relação entre variação de energia térmica e mudança de estado da matéria? Qual a relação entre a variação de energia térmica e os fenômenos naturais? Qual a relação entre a variação de energia térmica e os processos tecnológicos?

Nenhum comentário: