domingo, 29 de agosto de 2010

Perguntas do Debate Científico

Ainda grato por todos que cooperaram para que esse debate fosse um sucesso, damos continuidade aos objetivos traçados. Segue abaixo mais algumas das perguntas coletadas na palestra com suas respostas. Aproveitem para acumular maior conhecimento lendo o material que graças a participação dos alunos foi altamente enriquecido.

As perguntas análogas serão agrupadas antes de ser dada a resposta, procure sua perguntas também nas postagens anteriores. As palavras colocadas entre colchetes são termos ausentes nas perguntas que foram colocadas nos textos para melhor entendimento.


1 – O microondas faz mal igual ao celular?

Não existe nenhum tipo de pesquisa que afirme que o forno microondas faça algum mal. Já sobre o celular, um neurocirurgião que já recebeu 14 prêmios, publicou mais de 36 estudos e analisou cerca de 100 estudos sobre uso de celulares, admite que o uso de celulares esteja relacionado a tumores cerebrais.

2 – Quais os problemas que o efeito estufa pode nos trazer?

O problema mais claro é a desestruturação térmica, mas em consequência a isso temos problemas respiratórios devido às mudanças climáticas, problemas com doenças devido a temperaturas altas, catástrofes como maremotos, tornados e até mesmo chuvas de raios.

3 – Quais as vantagens [do efeito estufa]?

Considerando o efeito estufa uma questão natural, podemos dizer que se não fosse essa ação não haveria vida no planeta. Sem o efeito estufa o planeta teria temperatura entre -32°C e -23°C, ou seja, não haveria vida na terra.

4 – É correto afirmar que a temperatura de um corpo é a medida do grau de agitação de suas partículas?

É correto afirmar isso, porém é mais aceitável a definição que temperatura é a medida de energia cinética existente nas partículas de um corpo.

5 – Porque o EUA é o país mais poluidor?

Os Estados Unidos é um dos países que mais polui por causa de suas empresas e principalmente por causa dos números de veículos transitando. Isso tudo se soma ao fato de ser um país onde a maior parte das energias usadas não são energias limpas. Apesar de que atualmente o maior poluidor de todos é a China, já que suas centrais energéticas são alimentadas por carvão, que é uma energia suja.

6 – Elevação do nível do mar é um dos principais impactos do Aquecimento Global?

O degelo é outra consequência do aquecimento global?

Basicamente o efeito mais devastador do aquecimento global são as mudanças climáticas, porém em consequencia ao aumento de temperatura temos o degelo que resulta na elevação do nível do mar que será um dos maiores problemas para alguns países como a Holanda, e no caso do Brasil, será uma calamidade para lugares como Recife.

7 – Os problemas de bronquite, rinite alérgica, asma, enfim, uma série de alergias que afetam especialmente as crianças e os idosos são causadas por causa da poluição do ar?

Rinite, asma, enfim qualquer processo alérgico pode ser agravado devido à qualidade do ar respiramos. Desde o início do século passado, já se havia percebido a relação entre a qualidade do ar e o quadro alérgico, porém as medidas efetivas de controle ambiental, só ganharam importância vários anos depois. Se por um lado, vários médicos e os próprios pacientes já estão um pouco mais atentos às condições ambientais, por outro o processo de urbanização e industrialização crescente está contribuindo para dificultar significativamente o agravamento do problema. Vários estudos epidemiológicos demonstram que a incidência de problemas alérgicos aumentou nas últimas duas ou três décadas e está comprovado que este aumento é conseqüência dos constantes aumentos da poluição do ar.

8 – A chuva ácida é causada por causa do aquecimento global?

Primeiro temos que organizar causas e efeitos. Aquecimento global é um efeito onde a causa é a emissão de gases poluentes na atmosfera. Chuva ácida é igualmente um efeito onde a causa é a poluição atmosférica, ou seja, a origem de todos esses problemas é a poluição do ar. A principal causa da acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes.

9 – Por que a TV de plasma não tem conserto?

Nas TV's de plasma pode ocorrer um efeito chamado de burn-in, que é causado pelas imagens fixas exibidas no aparelho, que acabam queimando (burn) a tela, e deixando uma marca, caso fiquem muito tempo ligadas. Esse tipo de problema não tem conserto. E complementando, o tempo médio de vida de uma TV de plasma é de 3 anos de uso.

10 – Tudo que existe de ruim, tipo aquecimento global, é culpa dos seres humanos ou isso já tinha que acontecer?

Se tratando do aquecimento global, existe um grande número de cientistas que defendem que as mudanças climáticas não são antropogênicas, mas acreditam que essas mudanças iriam acontecer de qualquer forma, pois nosso planeta está caminhando para uma nova era glacial. O que é fato por dados científicos defendidos pelo IPCC é que mesmo que sejam acontecimentos naturais o ser humano está acelerando esse processo. Podemos concluir que se não fosse o ser humano isso levarias séculos e não anos como tem acontecido.

11 – É verdade que em 2012 o mundo vai acabar? É por causa do aquecimento global?

As teorias, mesmo as científicas, sobre as mudanças no ano de 2012 são devido a dois fenômenos naturais. O primeiro é o alinhamento planetário que pode gerar um campo magnético sobre a terra e o segundo é movimento da terra sobre seu próprio eixo de rotação, gerando uma mudança brusca no clima da terra. Nada tem que ver as teorias sobre 2012 com os efeitos que gerados pelo aquecimento global.

6 comentários:

Amanda XavieR disse...

Terra em transe... Será qe existe alguma solução??????
Ondas de calor inéditas. Enchentes terríveis. Secas prolongadas onde antes havia água em abundância. Furacões avassaladores. Extinção de milhares de espécies de animais e plantas. Incêndios florestais. DErretimento dos polos. E toda a "sorte" de desastres naturais que fogem ao controle humano. Há décadas, pesquisadores alertavam qe o planeta sentiria no futuro o impacto da agressão do homem ao meio ambiente, mais "nós qe dizemos ser os seres + inteligentes do mundo" não demos ouvidos, continuamos a ser estupídos e pensarmos só no nosso bolso ou até msmo "em nós" + sem integencia alguma continuamos a poluir, devastar, matar....
Na virada do milênio, os avisos jah não eram + necessários - as catástrofes causadas pelo aquecimento global se tornaram realidade presente em todos os continentes do mundo. O desafio se tornou + complexo: adaptar-se a ameaça de novos e mais dramáticos desastres naturais: e buscar soluções para amenizar o impacto do fenômeno...
Em tempos de aquecimento plnetário, uma nova entidade internacional passou a frequentar, há alguns anos, as páginas de jornais e revistas: o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)( aqela parte q quase ninguem ler no jornal, pois as pessoas só se preuculpam com fofoca e oq vai acontecer na novela, bem voltando ao assunto->) criado pela ONU para buscar consenso internacional sobre o assunto.
Seus aguardores relatórios ganharam destaque por trazer as principais causas do problema e apontar possíveis caminhos para reverter alguns pontos do quadro.
Os CFCs foram os primeiros a ganhar nossa atenção e, nas últimas duas décadas, houve redução de quase 50% de sua produção. Hoje, o foco é outro: A MAIOR PREUCUPAÇÃO SÃO AS GRANDES E CRESCENTES EMISÕES GLOBAIS DE DIÓXIDO DE CARBONO.
Apesar de serem BONS pontos de partida para balizar as açães, os documentos não têm o poder de obrigar as nações a tomar providências. Para a obtenção de resultados significativos, o esforço de redução da poluição precisa ser global. O Fracasso do Protocolo de Kioto, ao qual os EUA, os mais emissores de dióxido de carbono do MUNDO, não aderiram, ilustra os problemas colocados diante das tentativas de conter o aquecimento global...

"É, acho qe não somos tão espértos e inteligentes como dizemos, não irei criticar ninguem, nem os AMERICANOS, não adianta colocar a culpa só neles, sera qe EU estou fazendo a MINHA parte?? Será qe aqela pessoa qe cata lixo nas ruas qe as vezes nós rimos e criticamos não está com mais no direito de FALAR OU CRITICAR QUALQER PESSOA QE SEJA RESPONSÁVEL? É somos tão ignorantes qe nem algo qe nós sabemos qe está prejudicando o nosso mundo deixamos de fazer por dinheiro, por poder, ou até mesmo por preguiça.. pow reservar aquele óleo sujo qe nós usamos e levar para uma escola qe recolha esse material é tão difícil é tão cansativo qe preferimos acabar com tudo até com nós mesmos." Reflita...
Com base do livro ENEM 2010 reescrito com certas modificações por: AMANDA XAVIER turma: 1002

Anônimo disse...

PARA REFLEXÃO
Cada um do grupo dos "iniciados" na temática das Mudanças Climáticas já parou um momento para pensar como a (grande) maioria da sociedade está cada vez mais confusa com este sequenciada e contínua fase de pros e contras que a massacra (via mídia) . Os "não iniciados" - infelizmente a grande amioria - está totalmente a margem da discussão. Nossas pesquisas (NEPA) evidenciam uma sociedade preocupada com o "tema", mas - sem entender muito - se afastando progressivamente de uma posição sobre "conteúdo". Será que este é o melhor caminho? Seja qual for a decisão / decisões a adotar, sem o envolvimento da sociedade alguém acredita em sucesso?

Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br

Unknown disse...

“Terra em transe... Será qe existe alguma solução??????”
Não sei se a palvra transa foi decisão sua para o texto mas achei interessante a colocação

“Ondas de calor inéditas. Enchentes ... Há décadas, pesquisadores alertavam qe o planeta sentiria no futuro o impacto da agressão do homem ao meio ambiente, mais "nós qe dizemos ser os seres + inteligentes do mundo" não demos ouvidos, continuamos a ser estupídos ...”
Essa parte do seu texto foi fantástica, coloca de uma forma muito bem elaborada sobre a atual relação entre os humanos e o problema do aquecimento global

“aqela parte q quase ninguem ler no jornal, pois as pessoas só se preuculpam com fofoca e oq vai acontecer na novela, bem voltando ao assunto”
Concordo com você que a falta de envolvimento nos problemas atuais não somente forma pessoas ignorantes como também despreparadas para o futuro

“O Fracasso do Protocolo de Kioto, ao qual os EUA, os mais emissores de dióxido de carbono do MUNDO, não aderiram”
A propósito você sabe qual foi o argumento dos EUA para não assinar o protocolo de Kyoto

“Será qe aqela pessoa qe cata lixo nas ruas qe as vezes nós rimos e criticamos não está com mais no direito de FALAR OU CRITICAR QUALQER PESSOA QE SEJA RESPONSÁVEL? “
Concordo com você totalmente nessa parte, as pessoas querem criticar os outros mas isso parece ser natural do ser humano. Mas vamos combinar, tem coisas que as vezes realmente parecem ser muitos difíceis. Já pensou como vai fazer para jogar lixo fora depois que os mercados não fornecerem mais sacolas plásticas?

Em resumo, meus parabéns por toda sua reflexão sobre o tema, e se tiver algum comentário sobre qualquer resposta que dei as perguntas dos aluno pode postar aqui pra acrescentarmos mais ao assunto.

Unknown disse...

“ já parou um momento para pensar como a (grande) maioria da sociedade está cada vez mais confusa com este sequenciada e contínua fase de pros e contras que a massacra”
Na verdade quanto maior a falta de informação maior o desinteresse pelo tema o que acarreta em pessoas que vão contribuir com o problema, por isso o grande esforço para a conscientização.

“Será que este é o melhor caminho?”
Com certeza o afastamento do problema não é o caminho, por isso nós como responsáveis pela informação temos que dar nossa parcela de contribuição para que as pessoas desinformadas saibam o que podem fazer na luta contra o aquecimento global.

“sem o envolvimento da sociedade alguém acredita em sucesso?”
Com certeza se a sociedade não cooperar não tem como obtermos sucesso nessa luta. A conscientização tem que ser geral.

Obrigado pela contribuição sobre o tema, toda participação para enriquecimento do assunto será bem vinda.

Amanda XavieR disse...

A falta de conhecimento nesse assunto é grande, imagina só, pessoas qe não são alfabetizadas, como deve ser dificil para explicar ou entender o qe realmente está acontecendo com o nosso planeta, algumas dessas pessoas não tem nem acesso a televisão ou até mesmo saneamento básico, antes de tudo temos qe aplicar o conhecimento para podermos "cobrar" o entendimento e a colaboração das pessoas de todo o mundo só assim terá um interesse.

EX: agora que percebi o quanto é grave esse problema, eu nunca parei para pensar nisso mas agora estou cada dia mais enterssada no assunto.. rs..

Unknown disse...

A falta de conhecimento nesse assunto é grande

Na verdade minha amiga Amanda, atualmente o conhecimento sobre esse e outros assuntos tem veiculado bastante na mídia, é difícil alguem dizer que não está informado.

pessoas qe não são alfabetizadas, como deve ser dificil para explicar ou entender

Existe realmente um grupo de pessoas analfabetas, porém mesmo as alfabetizadas ignoram completamente o problema e preferem não fazer a sua parte.

Agora é nosso dever, como pessoas esclarecidas, levar a informação, porém se prepare que, por experiência própria, nós que seremos consideradas as pessoas estranhas.

Se eu falo para não jogar lixo no chão, recebo a resposta : "Vai dizer que você nunca jogou?"