sexta-feira, 15 de março de 2013

Variação Linguística


A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social, e assim por diante. Nem individualmente podemos afirmar que o uso seja uniforme. Dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma só forma da língua.
A variação da língua se dá em função do emissor e em função do receptor e pode ocorrer diversos fatores, como região, faixa etária, classe social e profissão.

Abaixo temos alguns vídeos bem legais sobre o assunto.

 






Espero que tenham gostado, um abraço a todos e até logo!!!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Conforme combinado com os alunos segue abaixo o números dos tópicos dos trabalhos de física com as perguntas necessárias para auxiliar na criação do material para apresentação. Segue o número do tema, objetivo do tema e perguntas a serem trabalhadas.

1º ano

1
Compreender o conhecimento científico como resultado de uma construção humana, inserido em um processo histórico e social.

Como começou o estudo da cosmologia e do movimento? Como era o mundo e a sociedade na época que começou o estudo da cosmologia e do movimento? Quais os avanços do do mundo e da sociedade pós o estudo da cosmologa e do movimento?

2
Reconhecer a importância da Física Aristotélica e a influência exercida sobre o pensamento ocidental, desde o seu surgimento até a publicação dos trabalhos de Isaac Newton.

Quem foi Aristóteles e quais as suas descobertas? Qual era o pensamento ocidental na época de Aristóteles? Como ficou o pensamento ocidental após Aristóteles? 

3
Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos.

Qual a importância do estudo da cosmologia? Quais alguns exemplos de fenômenos naturais que envolvem cosmologia? Qual os exemplos de alguns sistemas tecnológicos que envolvemos cosmologia?

4
Saber comparar as ideias do Universo geoestático de Aristóteles-Ptolomeu e heliostático de Copérnico-Galileu-Kepler.

Qual a relação entre as ideias de universo de Aristóteles e Ptolomeu? Qual as idéias de universo de Copérnico? Qual a relação entre as ideias de universo de Galileu e Kepler?

5
Conhecer as relações entre os movimentos da Terra, da Lua e do Sol para a descrição de fenômenos astronômicos (duração do dia/noite, estações do ano, fases da Lua, eclipses, marés etc.).

Quais os movimentos da terra e suas consequências? Quais as consequências do movimento da lua em relação a terra? Quais as consequências do movimento do sol em relação a terra? 

6
Reconhecer ordens de grandeza de medidas astronômicas.

Quais algumas das principais grandezas astronômicas? Qual algumas das principais medidas astronômicas? Qual a ordem de grandeza das medidas astronômicas? 

7
Compreender a Relatividade do movimento.

O que é relativadade do movimento? Qual a origem do estudo da relatividade do movimento? Quais as aplicações da relatividade do movimento?

8
Compreender fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos, identificando e relacionando as grandezas envolvidas.

Quais os tipos de grandezas físicas relacionadas com o movimento ? Quais algumas grandezas físicas envolvidas em fenômenos naturais relacionados ao movimento ? Quais algumas grandezas físicas envolvidas em sistemas tecnológicos relacionados ao movimento? 

9
Compreender os conceitos de velocidade e aceleração associados ao Movimento dos planetas.

Qual a definição de velocidade e aceleração? Quais são os planetas do sistema solar? Qual a diferença do movimento dos planetas em relação a terra?
Conforme combinado com os alunos segue abaixo o números dos tópicos dos trabalhos de física com as perguntas necessárias para auxiliar na criação do material para apresentação. Segue o número do tema, objetivo do tema e perguntas a serem trabalhadas.


2º ano



1

Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.



Quais são algumas das máquinas térmicas? Como era o mundo e a sociedade antes da invenção das máquinas térmicas? Quais foram os benefícios para o mundo e pra sociedade com a invenção das máquinas térmicas?

2

Compreender que o surgimento das primeiras máquinas térmicas na Inglaterra no século XVIII, as máquinas a vapor, está diretamente relacionado com a Primeira Revolução Industrial.

Quais os principais cientistas que contribuíram para o surgimento das primeiras máquinas térmicas? Quais as questões sociais na inglaterra que contribuiram para a evolução das máquinas a vapor ? Quais foram os benefícios das máquinhas a vapor para o mundo e pra sociedade?

3
Compreender que o surgimento das máquinas térmicas provocou profundas mudanças na sociedade da época, seja nas relações entre patrões e empregados, seja revolucionando os transportes.

Quais os principais mudanças na sociedade da época provocada pelo surgimento das máquinas térmicas? Quais mudanças nas questões trabalhistas com o surgimento das máquinas térmicas? Quais foram os benefícios das máquinhas a vapor para o mundo e pra sociedade?

4

Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos.

O que é termologia? Quais alguns exemplos de fenômenos naturais que envolvem termologia? Qual os exemplos de alguns sistemas tecnológicos que envolvem termologia?


5
Compreender a diferença entre temperatura e calor a partir do modelo atomista da matéria.

Qual a definição de temperatura? Qual a definição de calor? Do que trata o modelo atomista da matéria?


6
Relacionar o modelo atomista da matéria com os conceitos de calor, temperatura e energia interna.

Qual a relação entre o modelo atomista da matéria e os conceitos de calor? Qual a relação entre o modelo atomista da matéria e os conceitos de temperatura? Qual a relação entre o modelo atomista da matéria e os conceitos de energia interna? 


7
Compreender fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos, identificando e relacionando as grandezas envolvidas.

Quais os tipos de grandezas físicas relacionadas com a termologia? Quais algumas grandezas físicas envolvidas em fenômenos naturais relacionados a termologia? Quais algumas grandezas físicas envolvidas em sistemas tecnológicos relacionados a termologia? 


8
Compreender os conceitos de trabalho e potência a partir de uma máquina térmica.

Qual a definição de trabalho e potência? Qual a aplicação de trabalho nas máquinas térmicas? Qual a aplicação de potência nas máquinas térmicas?

9
Compreender a relação entre variação de energia térmica e temperatura para avaliar mudanças na temperatura e/ou mudanças de estado da matéria, em fenômenos naturais ou processos tecnológicos.

Qual a relação entre variação de energia térmica e mudança de estado da matéria? Qual a relação entre a variação de energia térmica e os fenômenos naturais? Qual a relação entre a variação de energia térmica e os processos tecnológicos?
Conforme combinado com os alunos segue abaixo o números dos tópicos dos trabalhos de física com as perguntas necessárias para auxiliar na criação do material para apresentação. Segue o número do tema, objetivo do tema e perguntas a serem trabalhadas.

3º ano


1

Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos.


Quais os fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos que usam o conceito de Resistância Elétrica? Como era o mundo e a sociedade antes do estudo de Resistência Elétrica? Quais os avanços do mundo e da sociedade após o estudo da Resistência Elétrica? 



2

Compreender o funcionamento de diferentes geradores e motores elétricos para explicar a produção de energia elétrica. E utilizar esses elementos na discussão dos problemas associados desde a transmissão de energia até sua utilização residencial.



Quais seriam alguns exemplos de geradores e motores elétricos? Como era o mundo e a sociedade antes da invenção dos geradores e motores elétricos? Quais os avanços do mundo e da sociedade após a invenção dos geradores e motores elétricos?



3

Compreender eletricidade como uma forma de energia.



Quais os tipos de energias existentes além da eletricidade? Como era o mundo e a sociedade antes da descoberta da eletricidade? Quais os avanços do mundo e da sociedade após a descoberta da eletricidade?



4

Identificar fenômenos e grandezas elétricas, estabelecer relações, identificar regularidades, invariantes e transformações.



Quais são alguns fenômenos elétricos existentes? Quais são as grandezas elétricas no estudo de Resistência Elétrica? Quais são as relações, regularidades, invariantes ou transformações de grandezas elétricas?



5

Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.



Quais seriam alguns exemplos de circuitos ou dispositívos elétricos? Como era o mundo e a sociedade antes do estudo de circuitos ou dispositivos elétricos? Quais os avanços do mundo e da sociedade após o estudo de circuitos ou dispositivos elétricos?



6
Compreender os conceitos de corrente, resistência e diferença de potencial elétrico.

Qual uma aplicação da corrente elétrica? Qual uma aplicação de resistência elétrica? Qual uma aplicação de diferença de potêncial?

7
Relacionar grandezas, quantificar, identificar parâmetros relevantes ao eletromagnetismo.

Como se iniciou o estudo do eletromagnetismo? Quais são as grandezas elétricas relevantes ao eletromagnetismo? Quais os avanços tecnológicos ocorridos graças a descoberta do eletromagnetísmo?


8
Relacionar informações para Compreender manuais de instalação elétrica ou utilização de aparelhos ou sistemas tecnológicos de uso comum.

Quais são alguns sistemas tecnológicos que necessitam de conhecimento de grandezas elétricas? Quais são as grandezas elétricas verificadas e manuais de intalações de aparelhos elétricos? Quais são as grandezas elétricas necessárias para utilização de aparelhos elétricos? 

9

Dimensionar o consumo de energia elétrica/residência, sobretudo seus aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais.

Quais os principais aparelhos que consomem energia elétrica nas reidências? Qual a relação entre os as aspectos sociais e o gasto de energia? Qual a importância de uma conscientização de consumo de energia e as questões ambientais.

sábado, 2 de março de 2013

Esta dica é para os alunos do 2º e 3º anos do E. M. Para maiores informações acessem o site logo abaixo da matéria. Aproveitem.


Prorrogadas as inscrições para o Pronatec


 08/02/2013 - 14:47h - Atualizado em 01/03/2013 - 11:53h

Alunos de 2ª e 3ª séries podem se cadastrar até o dia 10 de março

As inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC FNDE/MEC, que terminariam no próximo domingo (03/03), foram prorrogadas até as 23 horas e 59 minutos do dia 10/03/2013. O cadastro deve ser realizado pelo site da Secretaria de Estado de Educação. Para se cadastrar, clique aqui.


No portal eletrônico, os alunos de 2ª e 3ª séries deverão preencher o requerimento de solicitação de inscrição, indicando o município, a instituição e o curso a que pretende concorrer. Após o cadastro, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição.
  
O cadastro não garante a vaga no curso pretendido, pois o candidato ainda passará por um processo classificatório. É imprescindível que o aluno tenha CPF próprio. O abandono do Ensino Médio implicará na perda da vaga co Curso Técnico.

http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1440688