domingo, 29 de agosto de 2010

Perguntas do Debate Científico

Ainda grato por todos que cooperaram para que esse debate fosse um sucesso, damos continuidade aos objetivos traçados. Segue abaixo mais algumas das perguntas coletadas na palestra com suas respostas. Aproveitem para acumular maior conhecimento lendo o material que graças a participação dos alunos foi altamente enriquecido.

As perguntas análogas serão agrupadas antes de ser dada a resposta, procure sua perguntas também nas postagens anteriores. As palavras colocadas entre colchetes são termos ausentes nas perguntas que foram colocadas nos textos para melhor entendimento.


1 – O microondas faz mal igual ao celular?

Não existe nenhum tipo de pesquisa que afirme que o forno microondas faça algum mal. Já sobre o celular, um neurocirurgião que já recebeu 14 prêmios, publicou mais de 36 estudos e analisou cerca de 100 estudos sobre uso de celulares, admite que o uso de celulares esteja relacionado a tumores cerebrais.

2 – Quais os problemas que o efeito estufa pode nos trazer?

O problema mais claro é a desestruturação térmica, mas em consequência a isso temos problemas respiratórios devido às mudanças climáticas, problemas com doenças devido a temperaturas altas, catástrofes como maremotos, tornados e até mesmo chuvas de raios.

3 – Quais as vantagens [do efeito estufa]?

Considerando o efeito estufa uma questão natural, podemos dizer que se não fosse essa ação não haveria vida no planeta. Sem o efeito estufa o planeta teria temperatura entre -32°C e -23°C, ou seja, não haveria vida na terra.

4 – É correto afirmar que a temperatura de um corpo é a medida do grau de agitação de suas partículas?

É correto afirmar isso, porém é mais aceitável a definição que temperatura é a medida de energia cinética existente nas partículas de um corpo.

5 – Porque o EUA é o país mais poluidor?

Os Estados Unidos é um dos países que mais polui por causa de suas empresas e principalmente por causa dos números de veículos transitando. Isso tudo se soma ao fato de ser um país onde a maior parte das energias usadas não são energias limpas. Apesar de que atualmente o maior poluidor de todos é a China, já que suas centrais energéticas são alimentadas por carvão, que é uma energia suja.

6 – Elevação do nível do mar é um dos principais impactos do Aquecimento Global?

O degelo é outra consequência do aquecimento global?

Basicamente o efeito mais devastador do aquecimento global são as mudanças climáticas, porém em consequencia ao aumento de temperatura temos o degelo que resulta na elevação do nível do mar que será um dos maiores problemas para alguns países como a Holanda, e no caso do Brasil, será uma calamidade para lugares como Recife.

7 – Os problemas de bronquite, rinite alérgica, asma, enfim, uma série de alergias que afetam especialmente as crianças e os idosos são causadas por causa da poluição do ar?

Rinite, asma, enfim qualquer processo alérgico pode ser agravado devido à qualidade do ar respiramos. Desde o início do século passado, já se havia percebido a relação entre a qualidade do ar e o quadro alérgico, porém as medidas efetivas de controle ambiental, só ganharam importância vários anos depois. Se por um lado, vários médicos e os próprios pacientes já estão um pouco mais atentos às condições ambientais, por outro o processo de urbanização e industrialização crescente está contribuindo para dificultar significativamente o agravamento do problema. Vários estudos epidemiológicos demonstram que a incidência de problemas alérgicos aumentou nas últimas duas ou três décadas e está comprovado que este aumento é conseqüência dos constantes aumentos da poluição do ar.

8 – A chuva ácida é causada por causa do aquecimento global?

Primeiro temos que organizar causas e efeitos. Aquecimento global é um efeito onde a causa é a emissão de gases poluentes na atmosfera. Chuva ácida é igualmente um efeito onde a causa é a poluição atmosférica, ou seja, a origem de todos esses problemas é a poluição do ar. A principal causa da acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes.

9 – Por que a TV de plasma não tem conserto?

Nas TV's de plasma pode ocorrer um efeito chamado de burn-in, que é causado pelas imagens fixas exibidas no aparelho, que acabam queimando (burn) a tela, e deixando uma marca, caso fiquem muito tempo ligadas. Esse tipo de problema não tem conserto. E complementando, o tempo médio de vida de uma TV de plasma é de 3 anos de uso.

10 – Tudo que existe de ruim, tipo aquecimento global, é culpa dos seres humanos ou isso já tinha que acontecer?

Se tratando do aquecimento global, existe um grande número de cientistas que defendem que as mudanças climáticas não são antropogênicas, mas acreditam que essas mudanças iriam acontecer de qualquer forma, pois nosso planeta está caminhando para uma nova era glacial. O que é fato por dados científicos defendidos pelo IPCC é que mesmo que sejam acontecimentos naturais o ser humano está acelerando esse processo. Podemos concluir que se não fosse o ser humano isso levarias séculos e não anos como tem acontecido.

11 – É verdade que em 2012 o mundo vai acabar? É por causa do aquecimento global?

As teorias, mesmo as científicas, sobre as mudanças no ano de 2012 são devido a dois fenômenos naturais. O primeiro é o alinhamento planetário que pode gerar um campo magnético sobre a terra e o segundo é movimento da terra sobre seu próprio eixo de rotação, gerando uma mudança brusca no clima da terra. Nada tem que ver as teorias sobre 2012 com os efeitos que gerados pelo aquecimento global.

Perguntas do Debate Científico

Ainda grato por todos que cooperaram para que esse debate fosse um sucesso, damos continuidade aos objetivos traçados. Segue abaixo mais algumas das perguntas coletadas na palestra com suas respostas. Aproveitem para acumular maior conhecimento lendo o material que graças a participação dos alunos foi altamente enriquecido.

As perguntas análogas serão agrupadas antes de ser dada a resposta, procure sua perguntas também nas postagens anteriores. As palavras colocadas entre colchetes são termos ausentes nas perguntas que foram colocadas nos textos para melhor entendimento.

1 – Falam que quando as calotas polares derreterem o mundo vai ficar azul e sem vida.

Na verdade sem vida não posso garantir pois existem os animais marinhos, porém posso afirmar que a vida humana será seriamente afetada. As previsões é que até 2.100 o nível de água suba até 1m e em outras pesquisas prevêem aumento de até 1,6 m nos próximos séculos, que mesmo parecendo pouco será um problema para alguns países que estão abaixo do nível do mar, como a Holanda. É importante saber que aproximadamente 60 milhões de pessoas vivem em área que fica a um metro acima do nível do mar, e este numero deve crescer para 130 milhões de pessoas até 2100. Partes de países como Bangladesh e as Maldivas iriam ficar completamente submersas.

2 – Ainda dá tempo de salvar o mundo das poluições?

Na verdade tempo de reverter os danos não temos mais, mas podemos minimizar os danos com pequenas atitudes individuais e podemos cobrar de nossas autoridades políticas em busca de um mundo melhor para o futuro.

3 – Se depender de nós será que o mundo estará vivo em 2014 para as olimpíadas?

O mundo sim, e pra essa data até mesmo as pessoas. Não posso afirmar que saberemos como estará o clima pra essa data. Algo que me conforta é saber que as previsões mais catastróficas são para daqui a 50 a 100 anos. Se já comprou o seu ingresso pras olimpíadas pode ficar tranqüilo, só não garanto frio no inverno e sol no verão.

4 – Se acontecer este fato o racismo vai acabar porque todo mundo vai ficar preto.

Eu não diria que todo mundo vai ficar preto, pois uma das calamidades que irão assolar são as enchentes, maremotos e tsunamis, nesses casos a coisa não vai ficar preta vai ficar azul. Importante lembrar em uma mudança radical no clima irá gerar câncer de pele muito antes de o corpo mudar a coloração.

5 – É possível que haja terremotos e tsunamis também aqui no Brasil como há nos EUA e em outros países?

Terremotos mesmo que ocorra não é possível que aconteça com mesma intensidade que em outros países como, por exemplo, Japão e EUA. Já os tsunamis e outras calamidades marinhas não somente é possível como já tem sido registrado alguns casos como no nordeste do Brasil, e as previsões não são das melhores, é possível que aconteça ondas de até 18m que equivale a um prédio de 6 andares.

6 - Por que o senhor, [Professor Edson], não vai dar palestras para as empresas poluentes?

Na verdade minha obrigação é conscientizar os alunos que serão os donos de empresas ou mesmo responsáveis pelas mesmas no futuro. O governo já faz seu trabalho junto a essas empresas e muitas organizações responsáveis pelo meio ambiente já se preocupam com esse papel. Temos que começar a pensar logo sobre esses assuntos e a educação ambiental e um trabalho de todos incluindo da escola.

7 - Em uma matéria que vi no Discovery, falaram que o sol (que é uma estrela) vai acabar se apagando. Isso é verdade?

Eu não poderia dizer que é mentira uma matéria feita por especialistas, até mesmo porque veicularam em um programa de tamanha credibilidade. Mas se isso lhe conforta, o sol só apagará daqui a bilhões de anos segundo fontes científicas.

8 - Se o petróleo acabar será uma vantagem para nós? Pois se acabar não haverá mais carros poluentes nem tantas empresas igualmente poluentes, e todo mundo vai andar de bicicleta! :D

Vantagem econômica não será, e vai ser desconfortável não existir mais veículos. Eu gosto de bicicleta mas imagina eu que moro em Campo Grande vir pedalando até o aqui no Colégio em Comendador Soares? A questão não é acabar o petróleo, mas na verdade encontrarmos fontes de energia limpa e tecnologias não poluentes, como exemplo o trem e o metrô. Muitos países estão preocupados com esses objetivos, outros infelizmente ainda buscam formas de extrair mais e mais petróleo mesmo que pra isso seja necessário passar por cima de qualquer organização mundial, gerando guerras.

9 - Acabando as sacolas plásticas e substituindo por sacolas de papel, não irá gastar mais papel e conseqüentemente não irá destruir mais árvores?

Com certeza a troca inicialmente nos dará essa idéia, porém é bom lembrarmos que embalagens de papel podem ser de material reciclado. O grande problema com as sacolas plásticas é que não é simples a reciclagem e o material plástico lançado na natureza leva muito tempo para se decompor gerando poluição. No município de São Paulo, os plásticos são o segundo elemento mais encontrado no lixo, correspondendo a 23% do peso total dos resíduos encaminhados para os aterros sanitários. Quando depositados em lixões a queima do plástico pode resultar em emanações tóxicas na atmosfera.

10 - Vi no Discovery que em Marte há super tempestades que duram muito tempo. Como poderemos ir para lá se tem essas tempestades destruitivas?

Realmente esse seria um problema sério para adaptação, porém mesmo que a raça humana chegue a Marte isso certamente vai demorar pois pra que possamos ir para esse planeta é necessário que seja formado atmosfera, e isso só pode acontecer quando derreter a água ainda congelada em marte. Lembre-se que o ser humano é o animal mais adaptável e acredito que mesmo com as calamidades que irão assolar a Terra faremos alguma coisa para nos adaptar assim como poderemos fazer em Marte.

11 - Se o calor aumenta o número de tentativas de reprodução irá diminuir, sendo assim irá ter menos pessoas no planeta?

Caso o calor diminua a reprodução humana com certeza haverá menos pessoas no planeta, porém não encontrei essa informação em fontes consistentes. Caso eu obtenha essa informação darei melhores detalhes pelo blog.